29 ABR 2013
Poloni completa 87 anos de fundação
Prefeito Curimba destaca o ano de 2013 com várias conquistas para o município
No próximo dia 03 de maio o município de Poloni completa 87 anos de sua fundação, a frente do município pelo segundo mandato, o prefeito Rinaldo Escanferla, o Curimba, destaca que no ano de 2013 muitas conquistas estão por vir.

Atualmente no município estão em andamento as obras das tão sonhadas casas da CDHU. “Fizemos a parte do radier, acredito que na próxima semana já começam a parte de alvenaria das casas”, afirma Curimba. Outra importante obra que está por vir é a construção da Creche Escola. “Estamos aguardando a empresa vir avaliar o terreno para fazer a papelada toda e assinarmos o convênio”, completa.

O programa Creche Escola foi lançado em setembro de 2011 e é desenvolvido pelas secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento Social. O valor do convênio para cada município é de R$ 1,5 milhões para construção da unidade escolar.

Curimba destacou ainda algumas novas conquistas. “Já estamos com a documentação do terreno para o CCI – Centro de Convivência do Idoso – que será construído no município. Além disso, está chegando uma van para a saúde, um carro para o Conselho Tutelar e também já assinei convênio para um caminhão para coleta seletiva”, comemora. O prefeito já conquistou também para esse ano vários recapes e pavimentações no município.

Quando o assunto é frota municipal, o prefeito tem orgulho em dizer que tudo está em perfeitas condições. “Nossa frota é toda com veículos novos, tudo está funcionando, o mais velho que temos é o carro oficial, mas já estamos analisando a troca”, diz.

Em relação ao mandato anterior, Curimba disse que a principal dificuldade está sendo no repasse. “Como somos um município pequeno, dependemos dos repasses do Governo Federal como FPM e ICMS e cada vez o valor vem caindo, mas não é só em Poloni”, lembra.

Segundo o prefeito, um ponto forte do atual mandato está sendo o investimento na educação. “Fizemos uma reforma geral na EMEI, que é a única escola municipal que temos e estamos construindo mais três salas e uma cozinha no local”, destaca. As obras devem ir até o mês de agosto para serem concluídas.

As comemorações de aniversário do município começam no domingo, 28 de abril, com o início do Campeonato Rural, os jogos acontecem no Estádio Municipal de Poloni.

Já a tradicional Festa das Nações, que está na sua 11ª edição, acontece de 02 a 04 de maio. Na quinta-feira, 02 de maio, a atração fica por conta de apresentações de dança da APAE e Akademia Karina, além dos shows de Ébert & Matheus e Guto & Cristiano.

Na sexta-feira (03), haverá apresentações de dança egípcia com o grupo da 3ª idade, dança com o projeto um incentivo a cultura e capoeira com a equipe da Anjos Guerreiros. Os shows ficam por conta da Orquestra de Vilas de Monte Aprazível e Turguim Violeiro & Fabiano.

O encerramento no sábado (04) conta com apresentação do Grupo de Dança “Gabinete” (Dança Árabe, Espanhola, Italiana, Japonesa e Americana) e show com Léo Miguel e Claudir Banda Show.

Na festa ainda acontecem as vendas de bordados e artesanatos dos projetos pelo Fundo Social. As entidades e escolas participam da festa expondo as diferentes Nações oferecendo aos participantes comidas e bebidas típicas.

A realização é uma parceria entre a Prefeitura, Câmara Municipal e Fundo Social de Solidariedade de Poloni.
Autor: Daniel de Paula