04 SET 2015
EDUCAÇÃO E CULTURA
Município sediou Projeto Causos e Cantigas de Roda
A contadora de histórias Con Lopes e Jocelino Soares realizaram o projeto “Causos e Cantigas de Roda” através da Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Poloni com apoio da ABAÇAI (Organização Social de Cultura) e AGCIP (Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista Prof. Gilberto Morgado) nos dias 26 e 27 de agosto na cidade de Poloni nas escolas da rede municipal e estadual de ensino: EMEI Luiz Antonio Rizzato e EE Alice Sales Cunha, na Biblioteca Púbilca Municipal João Guimarães Rosa, na APAE e no Salão da Terceira Idade Ester Borsato.

No último dia 22 de agosto foi comemorado em todo Brasil o Dia do Folclore. Nossas Lendas, nossos Mitos e tudo aquilo que mexe com nosso imaginário foi trabalhado nesse mês nas escolas da rede pública, municipal e particular de ensino.

As figuras mitológicas foram expostas nos corredores escolares para manter viva a tradição de nós brasileiros. Figuras como o Boitatá, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Negrinho do Pastoreio, Boto, etc. O personagem que permeia o Folclore Brasileiro e o mais popular entre todos é sem dúvida nenhuma o Saci Pererê.

Esse personagem na figura de um menino vestido com um short e gorro vermelho na cabeça, povoam as matas pulando numa perna só e fazem brincadeiras e traquinagens segundo diz a lenda.

O artista plástico e escritor Jocelino Soares grande defensor da causa caipira lançou no ano de 2014, o livro “O Criador de Sacis” onde conta sobre a criação da qual é cuidador. O personagem Marcelino sentado embaixo de um pé de amoras carregadinho de frutas roxas e vermelhas conta para suas netas detalhes de como vivem as criaturas mais doces, envolventes e traquinas das matas do noroeste paulista.
Autor: Sara Jane Noboa - Assessora de Cultura e Turismo de Poloni
04/09/2015