08 AGO 2014
ESPORTES
Dia do capoeirista, a reflexão de um capoeira
Quem simplesmente joga capoeira, jamais compreenderá o seu valor e também não sentirá o reconhecimento em ver seu aluno lhe vendo como espelho.

Treinar capoeira nem sempre significa dedicação.

Dedicação é a doação por completo a todos os eixos, voltados para a preservação dessa cultura. Tocar berimbau, conseguir tirar acordes dentro de um ritmo estável, não significa entender as melodias sonoras que este som pode trazer, jogar, cantar, movimentar, saltar, se expressar e não compreender a capoeira é o mesmo que estar numa guerra armado, porém sem alvo e sem munição, alguns ousam a dizer que pratica o melhor esporte do mundo, citando a capoeira, tolice em pensar isso, não existe esporte melhor ou pior, existem sim, bons e maus atletas.

Cada pessoa é capaz de dirigir a um mundo exterior ao sentir o amor por algo, energia essa transmitida pela alegria de sua pratica. O que podemos é descrever o amor que sentimos pela capoeira, sem estabelecer ou expor as demais modalidades ou culturas e sincretismos.

A capoeira é um mecanismo que possui vida própria, ele se move e nos movimenta sem sintonia a um som harmônico, que nos remete aos nossos ancestrais.

Aquele que consegue ver, sentir, ouvir e transmitir essa sintonia está acima do ato e ser capoeira, esta passando por uma transição onde o corpo possa de fazer de treinar capoeira, para viver a capoeira.

Apenas aqueles que vivem a capoeira serão capazes de entender estas citações, se você não entendeu espera o tempo, ele é o pai de todas as perguntas e respostas.
Autor: Mestre Tatu