09 AGO 2013
Câmara de Poloni realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Capoeirista
No último dia 04 de agosto, a Câmara Municipal de Poloni realizou uma sessão solene para homenagear com títulos de honraria seis mestres de capoeira da região.

Na ocasião foram homenageados Mestre Tatu (Poloni), Mestre Cidão (Mirassol), Mestre Milton (Mirassol), Grão-mestre Acorsini (Neves Paulista), Mestre Marvado (Valentim Gentil) e Mestrando Silvério (Monções), através do Decreto Legislativo nº 039/2013 de 18 de julho de 2013 de autoria unânime dos vereadores.

A Câmara de Poloni mostrou mais uma vez que está em favor da cultura, como as sábias palavras do presidente da casa, João Carlos Lourenção, dizendo que “a cultura é um direito de todos” e também as palavras do vereador Odair Robelo (Tinga) “a atual data deveria ter milhões de homenageados pelo nosso país, pois se cada mestre destes milhões tiverem 20 alunos, não teríamos tanta violência nas ruas, pois seriam cidadãos de bem”.

A capoeira é uma arte criada nas senzalas, trazidas pelos negros escravos da África e desde então vem ganhando o espaço merecido como cultura, arte, luta e disciplina. “Sei que ainda falta muito para ganhar o verdadeiro respeito merecido, mas a Câmara de Poloni acabou de plantar a semente, porque já passou da hora de valorizar o que é nosso”, salientou o vice-prefeito Antônio José Passos.

Na ocasião, a associação de capoeira Anjos Guerreiros de Poloni, recebeu também o certificado de patrimônio imaterial do município de Poloni, recebendo das mãos da assessora de cultura Sara Jane Noboa.

“Se nós de uma cidade pequena conseguimos chegar a tal honraria e for reconhecidos por lei, que sirva de incentivo às outras cidades que também aprendam a valorizar o que elas têm antes que perca também deixo aqui em nome dos meus alunos e dos mestres que aqui estiveram, nossos sinceros e calorosos agradecimentos a Câmara de Poloni, ao prefeito e vice-prefeito e a todas as autoridades que ali estiveram fazendo parte deste fato histórico para o município, pois como digo ‘um homem sem cultura é um homem sem identidade’, axé”, finaliza Mestre Tatu.